Através deste blog pretendemos divulgar e registrar o trabalho dos Diretores, Coordenadores,Secretários,Professores, alunos, e demais funcionários da nossa escola, contribuindo com a educação e oportunizando novas análises do cotidiano escolar.
sábado, 30 de abril de 2011
A Cor da cultura
As professoras de Artes, Maria Francisca e de Matemática, Vânia Venturini ,realizaram um projeto envolvendo a cultura afro-brasileira.
O projeto propõe que os alunos conheçam o trabalho do artista Rubem Valentim e também elementos da cultura afro-brasileira. E busquem, então, maneiras de sintetizar, por meios de desenhos e pinturas, objetos presentes em seu próprio contexto cultural e organizem uma composição simétrica usando esses objetos estilizados por eles.
Conheça Rubem Valentim - Biografia- clique aqui
Veja o vídeo:
/
O projeto propõe que os alunos conheçam o trabalho do artista Rubem Valentim e também elementos da cultura afro-brasileira. E busquem, então, maneiras de sintetizar, por meios de desenhos e pinturas, objetos presentes em seu próprio contexto cultural e organizem uma composição simétrica usando esses objetos estilizados por eles.
Conheça Rubem Valentim - Biografia- clique aqui
Veja o vídeo:
/
Textura gráfica indígena - Artes -
Atividade realizada com os alunos dos 7º e 8º anos , pela professora de Artes Maria Francisca
Galeria de imagens:
- Conceito de textura tátil e visual.
- Observação de imagens com desenhos indígenas em cerâmicas e corpos.
Galeria de imagens:
Fique sabendo...
Pintura corporal indígena
Os indígenas pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende.
As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.
Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
Link de pesquisa:
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Todos pela educação!
Hoje é o dia da educação!
Valorize o seu professor!
“O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação,
mas são meios para obtê-la.”
Autor: Ralph Emerson
quarta-feira, 27 de abril de 2011
O coelhinho que não era da páscoa! Ruth Rocha
Devemos valorizar todas as profissões
Cada um possui um trabalho, uma tarefa diferente, e esses devem ser valorizados. Jamais desvalorize sua profissão ou a do próximo, pois todas as profissões são importantes e cada um deve fazer o melhor de si.
A leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Favorece a remoção de barreiras educacionais, principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual, aumentando a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.
No Laboratório de Informática ,os alunos do 3º e 4º ano do turno da tarde, leram no power point, o livro "O Coelhinho que não era da Páscoa" .
Na roda de conversa:- Os pais de Vivinho no início da história ficaram felizes com ele?
- E no final da história, o coelhinho conseguiu provar o que para seus pais?
- Qual a profissão que você acha mais importante? Porque?
- Você gostaria de seguir a mesma profissão de seus pais?
terça-feira, 26 de abril de 2011
Dicas para pais e professores
Como a criança pode se tornar um bom leitor?
1. Leia em voz alta com a criança. Explore livros e outros materiais de leitura (revistas, jornais, folhetos, cartazes, placas, etc). Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
Muitos pais e professores param de ler em voz alta para as crianças assim que aprendem a ler por si mesmas... A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança, como seu interesse pela leitura. Continue lendo para as crianças!
2. O texto precisa encantar o leitor. Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em partes, crie um clima de "no próximo capítulo"... O importante é ler, esse momento de leitura compartilhada é fundamental na formação do leitor.
3. Converse com a criança sobre a leitura e escute-a quando fala. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.
4. Peça que a criança reconte o que você leu em voz alta para ela. Além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construído, ampliando sua oralidade.
5. Incentive a criança a desenhar e fazer de conta que escreve a história que ouviu. Depois, peça que "leia" sua história. As crianças gostam de brincar com a imaginação, brincando de faz de conta...
A ideia é brincar de ler.
6. Dê o exemplo: faça com que a criança veja você lendo e escrevendo. O exemplo diz muito mais do que "discursos" sobre a importância da leitura e da escrita...
7. Visite uma biblioteca para empréstimo de livros, ou incentive a criança a trazer um livro emprestado para casa (no caso da biblioteca escolar). Converse sobre a escolha, qual foi o critério que usou (a capa, as imagens, o texto, etc). É um ótimo momento para compartilhar a leitura!
8. A literatura oferece excelentes obras que a criança pode conhecer desde a primeira infância. Escolha pela qualidade do texto. As imagens e a qualidade gráfica também são importantes.
Organizado por Ivanise Meyer®
Muitos pais e professores param de ler em voz alta para as crianças assim que aprendem a ler por si mesmas... A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança, como seu interesse pela leitura. Continue lendo para as crianças!
2. O texto precisa encantar o leitor. Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em partes, crie um clima de "no próximo capítulo"... O importante é ler, esse momento de leitura compartilhada é fundamental na formação do leitor.
3. Converse com a criança sobre a leitura e escute-a quando fala. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.
4. Peça que a criança reconte o que você leu em voz alta para ela. Além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construído, ampliando sua oralidade.
5. Incentive a criança a desenhar e fazer de conta que escreve a história que ouviu. Depois, peça que "leia" sua história. As crianças gostam de brincar com a imaginação, brincando de faz de conta...
A ideia é brincar de ler.
6. Dê o exemplo: faça com que a criança veja você lendo e escrevendo. O exemplo diz muito mais do que "discursos" sobre a importância da leitura e da escrita...
7. Visite uma biblioteca para empréstimo de livros, ou incentive a criança a trazer um livro emprestado para casa (no caso da biblioteca escolar). Converse sobre a escolha, qual foi o critério que usou (a capa, as imagens, o texto, etc). É um ótimo momento para compartilhar a leitura!
8. A literatura oferece excelentes obras que a criança pode conhecer desde a primeira infância. Escolha pela qualidade do texto. As imagens e a qualidade gráfica também são importantes.
Organizado por Ivanise Meyer®
domingo, 24 de abril de 2011
Hino Nacional
- Os alunos do 7º e 8º ano do turno da manhã realizaram uma pesquisa na internet sobre o Hino Nacional Brasileiro.
- Digitaram no word a letra do hino e inseriram figuras da internet para ilustar o mesmo.
- Acessaram o site:
- http://www.imagechef.com/ para criar um mosaico de letras do Hino Nacional.
Assinar:
Postagens (Atom)