sábado, 7 de maio de 2011

Homenagem às mães

  • Os alunos do turno da tarde fizeram uma linda homenagem para suas mães .
O auditório contou com a presença de várias mães e com a comunidade,  que foram homenageadas com um repertório de músicas emocionantes, sorteio de brindes e um deliciosos lanche.
  • A Diretora Ana Maria e a Vice-diretora Ana Paula homenagearam as professoras mamães com um lindo chaveirinho de bonequinha. "Muito fofo". Obrigada!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães

No Laboratório de Informática realizamos vários  vídeos utilizando a tecnologia de informação e comunicação.

Os alunos do 5º A, B, C , D e E, escreveram melodias e frases para homenagear a todas as mães do mundo, e depois recitaram para serem filmados.

Funk da mamãe 

          Letra e melodia   Igor - 5º ano

Para todas as mamães
Feliz Dia das Mães
Amor e carinho
Você é meu docinho!

Mamãe, mamãe
eu vou falar então 
você me deu amor 
do fundo do coração.

No Programa de desenho Tux Paint, as turmas também criaram vários cartões para homenagear suas mães.





quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aconteceu na escola...

                Projeto Ciranda das Artes
                   Artesã Julia Vitral visita E.M. Tancredo Neves

Postagem disponível no site: www.pjf.mg.gov.br

 

A Escola Municipal Tancredo Neves, localizada no Bairro São Pedro, foi palco do terceiro evento ligado ao projeto Ciranda das Artes, realizado nas unidades de ensino municipais. Na tarde desta terça-feira, 29, a artesã Julia Vitral foi recebida pelos estudantes, que acompanharam, com atenção, a apresentação da artista. O projeto Ciranda das Artes é promovido pela Secretaria de Educação (SE), por meio do Departamento de Políticas de Formação (DPF), e tem como objetivo aproximar os alunos municipais de artistas da cidade.

A artesã apresentou diversas de suas peças, desenvolvidas em seu próprio atelier, através da utilização do barro, da cerâmica e da argila. Além disso, ela mostrou os variados processos de cozimento e de pintura das peças, mostrando também algumas peças que tiveram problemas em sua confecção, prejudicando o resultado final, para que os alunos aprendessem o que não deve ser feito.

Os alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que participaram da atividade receberam aulas de artes com cerâmica ao longo da semana, para que o assunto se tornasse mais familiar aos estudantes. Após a apresentação da artesã, foi realizado um debate para que todos tirassem suas dúvidas. Para Júlia, o saldo da visita foi muito positivo. “Os alunos foram muito receptivos e demonstraram grande interesse em conhecer mais sobre a técnica de cerâmica. O encontro foi ótimo para o aprendizado deles e também para o meu enriquecimento como profissional”, destacou.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aconteceu na escola...

No sábado dia 30 de abril, os professores participaram de uma reunião onde foram realizados Conselhos de classe de todos os turnos e séries.


A finalidade primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.
Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.


Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.
Matéria disponível em:

 http://www.infoescola.com/educacao/conselho-de-classe/

A coordenação

A coordenadora Creuza de Abreu Rocha Carvalho participou de um seminário oferecido pela Secretaria Municipal de Educação com uma parceria com a TV Cultura divulgando o tema " A Cor da Cultura".
A proposta foi prontamente aceita por todo o corpo docente que realizarão atividades durante todo o ano.

Dando início as atividades do tema os profissionais Vânia de Matemática, Francisca de Artes e Adriano de Educação Física desenvolveram várias atividades que foram e serão divulgadas posteriormente no blog.

Para maiores informações sobre o projeto acesse o site:

http://www.acordacultura.org.br/

A coordenadora Patrícia de Barros Ribeiro estará realizando nas turmas do 8º A um projeto de Horário de estudo com o objetivo de auxiliar os alunos a organizarem melhor o seu tempo.