sábado, 14 de maio de 2011

A Cor da cultura...




Os alunos tiveram o acesso no Laboratório de Informática, a vídeos e informações sobre a vida e obra de

Aleijadinho, que estão disponibilizadas no site da cor da cultura (clique).

Coletadas as informações necessárias, os alunos:

6º e 7º ano
  •  pesquisaram na internet imagens relacionadas ao tema e fizeram uma linda apresentação no power point
  • 8º e 9º ano
  • realizaram uma webquest sobre o tema abordado.
  • 

Dica importante:

Acesse o site para conhecer os heróis do Brasil,e a cultura afro-brasileira.


A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
http://www.acordacultura.org.br/


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Software Hagáquê

O que é o HagáQuê?


Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.

Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.

O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.



Em parceria com a professora Maria Amélia os alunos do 4º e 5º ano utilizaram os quadrinhos criando histórias no Laboratório de Informática,  envolvendo um projeto de escrita, leitura e criação de imagens.


G Compris

Disponível no site: http://gcompris.net/-pt-br-

GCompris é um software educacional que apresenta diferentes atividades para crianças de 2 a 10 anos de idade.


(JPEG)
GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.


  •   descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
-  álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
-  ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
-  geografia: colocar o país no mapa
-  jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
-  leitura: prática de leitura
-  outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...

No laboratório de Informática os alunos do 3º e 4º ano  realizaram atividade no G Compris direcionada à prática de leitura e matemática.