quinta-feira, 19 de maio de 2011

V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - DIREITO À DIVERSIDADE.


As professoras da sala do AEE, Cida Gonçalves e Lucília, participaram do V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - DIREITO À DIVERSIDADE.
O evento aconteceu no auditório do Ritz Plaza Hotel, durante a semana do dia 9 à 13 de maio. 
Durante este período, houve várias palestras, debates, mini-cursos, mesa redonda, filmes, entre outros.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evolução do ser humano

Tratando o tema: evolução do ser humano, estaremos trabalhando nos sextos anos o filme A guerra do Fogo, um clássico de Jean-Jacques Annaud. O Filme foi vencedor dos prêmios César de Melhor Filme e Direção (1981) - Oscar de Melhor Maquiagem.
A idéia é tratar os aspectos materiais e subjetivos da evolução humana. Para além das questões físicas estaremos abordando nas três aulas em que desenvolveremos nosso trabalho, questões como sexualidade, sentimento de grupo, linguagem e aprendizagem.
O trabalho com a chamada “Pré-história” esbarra em grande dificuldade de materialização por parte dos alunos de como viviam nossos ancestrais.
O recuo imaginário que o filme aguça, ajuda a compreensão de vários aspectos da vida daquele período, assim como a percepção da grande diferença que eventos que , hoje em dia de pouca complexidade, ajudaram a mudar a nossa história, a descoberta e manejo do fogo como principal deles.



A primeira turma a assistir o filme foi o sexto ano A, que, diga-se de passagem, de um show de bola. Demonstrou interesse e amadurecimento na discussão do filme. PARABÉNS MOÇADA!!!!!!!
Aguardo o trabalho escrito que produzirão com grande entusiasmo.

Sextos anos B e C são os próximos e espero contar com o mesmo interesse e participação.
Um beijo no coração de todos vocês.

Lucimara, professora de História

terça-feira, 17 de maio de 2011

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes







18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A violência sexual é um problema grave que atinge milhares de crianças e adolescentes por todo o país. Por isso, há mais de 10 anos, é celebrado anualmente no dia 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Debates, eventos e manifestações públicas marcam a data com o objetivo de alertar a população sobre o problema, além de pressionar as autoridades pelo desenvolvimento de políticas públicas concretas de combate a essa violação.

 “É uma data que mobiliza a comunidade brasileira no sentido de reconhecer a importância do direito da criança e do adolescente, especialmente daquelas crianças que foram abusadas ou exploradas sexualmente por redes de exploradores. Além disso, mostra que a sociedade não está permitindo que isso ocorra”, afirma Maria Lúcia Pinto Leal, especialista da área e fundadora do Grupo de Pesquisa sobre Violência, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres (Violes) da Universidade de Brasília (UnB).

A data foi escolhida em memória à morte da menina Araceli, que com apenas oito anos de idade foi  cruelmente violentada e assassinada. O fato ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1988, foram construídas ferramentas para quantificar e analisar os casos de abuso e exploração sexual no país a fim de pensar políticas públicas de combate a esse problema. Uma das principais ferramentas conquistadas pela sociedade é o Disque 100, um serviço da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de violações de direitos humanos por telefone ou pela Internet. 
 A Marcha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada por redes e organizações evangélicas, vai acontecer em 12 cidades brasileiras no próximo dia 18 (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes).A iniciativa faz parte da Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, liderada pela RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), que chama a atenção para o risco de se intensificar o problema com a chegada da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014.
Em Juiz de Fora - Parque Halfeld- 18 horas

História

Hoje os alunos dos sétimos anos discutiram sobre as comemorações do dia 13 de maio, dia em que a princesa Izabel assinou a Lei Áurea.
Por que o Movimento Negro e setores progressistas da sociedade civil organizada discutem com mais ênfase as questões relativas à consciência negra na semana do dia 20 de novembro?

Utilizamos um texto do Blog     Velhosamigos.com. br.

A partir do texto reiteramos a noção, tal cara a historiografia atual, de que a história não é feita por grandes nomes, mas sim pela ação individual e coletiva dos sujeitos históricos, neste caso a ação de resistência dos escravos e do movimento abolicionista.
Reforçar a comemoração da semana da consciência negra em novembro (dia 20 seria a data provável da morte de zumbi) demonstra entre outras coisas o repúdio à idéia de a abolição da escravatura no Brasil foi uma “concessão governamental” e sim resultado da luta dos negros para sair da condição de escravos. Não obstante a isto, é uma data importante que traz reflexões importantes sobre a trajetória desta população em função de uma “libertação” sem as verdadeiras condições para liberdade.
Uma nova visão para o dia 13 de maio é de "Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo” e transformando-o em uma data de luta.

Lucimara Reis Pinheiro Avelar, professora de História

Os alunos tiveram o acesso à pesquisa no Laboratório de Informática

domingo, 15 de maio de 2011

5 minutos de Valores Humanos




 A idéia do trabalho educativo que se apresenta nesta proposta tem amparo nas reflexões de um teórico da educação, que a entende como instrumento de transformação, desde que ocorra no lar e na escola.
              Uma sala-de-aula não poderá ser somente, um espaço onde se deposita e se recebe informações. Os valores humanos cultuados pela sociedade, apreendidos na cultura e vivenciados na prática, devem estar, portanto, inseridos no trabalho escolar, especialmente quando a reflexão puder colaborar com a mudança individual, no sentido te tornar o ser humano mais democrático e mais solidário, o que, com certeza, todos esperamos.
Convite
Você está convidado a colaborar
com este projeto.

Poderá fazê-lo
divulgando-o.

Acesse:
www.cincominutos.org

SOS Professor

Indico à todos professores, coordenadores, diretores , inscreverem-se no Mini Curso gratuito por e-mail "SOS Professor", o curso trata de assuntos como:
 
  •  gerenciamento de sala de aula e indisciplina.
 
É só cadastrar o seu email!
 
 Acesse o site Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br