Educação Inclusiva
A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, inclusive aqueles com deficiência. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Uma escola é inclusiva quando todos da equipe escolar (diretores, professores, secretaria, serviços gerais) participam ativamente desse processo.
Importante saber:
É compromisso da escola inclusiva:
· Promover mudança de atitudes discriminatórias – a escola deverá trabalhar com quebra de tabus, estigmas, desinformação, ignorância – que levam as pessoas a terem atitudes negativas em relação aos alunos com deficiência.
É papel do professor:
· Valorizar as diferenças – ser diferente e único é uma característica de todo ser humano;
· Descobrir e valorizar as potencialidades – cada um tem capacidades próprias; devem ser descobertas, proclamadas, cultivadas e exploradas;
· Valorizar o cooperativismo – promover a solidariedade entre crianças com deficiência e seus colegas. O aluno sem deficiência aprende a ajudar alguém em suas reais necessidades e isto diminui tabus, mitos e preconceitos;
· Mudar sua metodologia – individualizar o ensino, trabalhar de forma diversificada, avaliar permanente e qualitativamente;
· Oferecer, quando necessário, serviços de apoio para suprir dificuldades individuais – alunos que necessitam devem utilizar outras modalidades de serviços: reforço, professor itinerante, sala de recursos, desde que associados ao que está aprendendo na sala regular.
O que o professor ganha com a inclusão:
· Exercita sua competência em realizar projetos educacionais mais completos e adaptados às necessidades específicas dos alunos;
· Desenvolve a responsabilidade pela aprendizagem de seus alunos.
Referência: Marcos históricos, conceituais, legais e éticos da educação inclusiva/Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Olga Maria Piasentin Rolim Rodrigues – Volume 2. MEC/UNESP.
Pesquisa feita pela Professora Cida Gonçalves