sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pesquisa sobre maquete

Os alunos dos 7° anos , da professora de Geografia, Terezinha, fizeram pesquisa sobre os pontos turísticos do Sudeste para posteriormente fazerem uma maquete.

Considerações sobre o uso
de maquetes na Geografia Escolar

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia o aluno deve ser capazde “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seuselementos e as interações entre eles...” (BRASIL, 1997).Referindo-se as práticas pedagógicas que favorecem as abordagens da Geografia Crítica, oPCN sugere procedimentos de permitam a compreensão de diferentes aspectos da realidade e darelação Sociedade-Natureza. Tais como: problematização, observação, registro e descrição. Além dadocumentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais. Portanto, é sugerido como papel do professor a promoção e formulação de hipóteses e explicações sobre osfenômenos e transformações que ocorrem no lugar. Para isso, o professor precisa planejar e criarespaços e situações nas quais os alunos possam conhecer e utilizar esses procedimentos.Entre os recursos citados, o que possui maior ênfase é a Cartografia. Por meio da linguagem cartográfica os estudantes podem compreender informações sintetizadas, expressar conhecimentos e estudar situações específicas.

A construção de maquetes tem o objetivo principal de fazer com que o educando compreendao espaço tridimensional representado por elas, estabelecendo diferenças entre o bidimensional domapa e as três dimensões da maquete. As maquetes, neste ...contexto, aparecem como um recurso deensino para o professor, ao permitirem em sua construção o desenvolvimento da noção deproporcionalidade no ensino da Geografia, bem como noções de altura, profundidade, direito,esquerdo, frente, atrás, além do aprimoramento de habilidades psicomotoras. É uma forma de registrara superfície terrestre de forma reduzida, como na escala de um mapa. Ao observar a maquete(concreto) os alunos são estimulados a reconhecer especificidades comuns ao conhecimento deles edesenvolvem sua alfabetização cartográfica.