sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Geogebra para aprender matemática





Professor de matemática Guilherme leva alunos na Sala de Informática para aplicar os conhecimentos  adquiridos pelo Geogebra.

Os alunos construíram vários gráficos .
Parabéns Professor Guilherme pela iniciativa!

Acesse o site e descubra novas possibilidades de aprender matemática





quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tirinhas na sala de Informática



As tirinhas ajudam a aproximação das informações cientificam artísticas e históricas da realidade social do aluno, ajudando a desenvolver melhor a produção de texto.

As tirinhas em quadrinhos, são definidas por Santos (2002), como uma forma de comunicação visual impressa que se soma a elementos verbais para compor uma narrativa.





A Professora Adriana, do 3º ano,  trabalhou com seus alunos a produção das tirinhas na sala de aula. Os alunos chegaram á sala de informática com as folhas já desenhadas e a produção das tirinhas foram mais tranquilas.












Delícias de Minas




Quem quizer conferir as Delícias de Minas é só dar uma chegadinha na turma do 5º D ( Profª Ana Alice) e conferir o mural.

 


Encontramos desde a origem de nossos pratos ( portugueses, índios e assim por dinate) bem como receitas de dar água na boca, como a farofa inventada pelo pai da aluna Ana Luíza ( leva torresmo e couve mineira).

Se quizeram copiar a receita... fiquem á vontade!!!





 




14º FEMDE - PROJETO DE DANÇA EDUCAÇÃO

 A apresentação dos alunos da E.M.P. Tancredo Neves no Projeto Dança Educação será no dia 10 de novembro (sábado) das 14 h às 17 hs.


O espetáculo " Quebra Nozes e a escola: deu a louca na estória" é uma remontagem do ballet clássico em tempos atuais com novos estilos de dança que fazem parte do espaço escolar.

A estória acontece com o sonho de uma criança que deseja ganhar presentes - "Bailarina na Caixinha de Música", entre os presentes a menina Clara fica encantada com o "Soldadinho de chumbo" - Quebra Nozes ".

O mundo de sonho das meninas atravessa o conto de "Fadas bailarinas" e em instantes a bagunça dos ratos no sonho da menina Clara dá a louca na estória.
Nesse momento a "Escola" passa a ser o espaço de liberdade dos Jovens se expressarem com novos ritmos de dança em que os "Quebra Nozes e as "Fadas das Flores" desenvolvem estilos contemporâneos.


A Professora de Dança Ana Paula Sena e a direção agradece a colaboração de todos .

Participam do festival alunos de 26 escolas da rede municipal de ensino, além de participantes dos projetos JF Esporte e Cidadania (núcleos Nossa Senhora das Graças e Borboleta), Damor Cia. de Dança da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Curumim da Vila Olavo Costa.

O Femde é realizado desde 1999 pela PJF, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). O evento foi criado para que as as escolas e projetos municipais tenham a oportunidade de apresentarem os resultados obtidos em seus trabalhos de dança-educação.(site da PJF)





 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projetor Integrado na escola





Segundo professores entrevistados, foi percebido que os alunos que assistem aulas com conteúdo multimídia ficam mais motivados, interessados nas aulas, concentrados, participam mais e fazem mais perguntas.

Professores relataram que vários alunos disseram que aprendem mais com as aulas ministradas com o protótipo. O aprender mais se refere a chance de terem maior abrangência dos tópicos e maior variedade de exemplos, comparando ao que é possível de ser contemplado em livros didáticos. Foi notada uma redução da dispersão, particularmente em uma turma com problemas de disciplina que, em aulas com o equipamento, conseguiu ter maior interesse.

 Prender a atenção do aluno é um dos maiores desafios que os professores enfrentam, e o projetor multimídia parece ter auxiliado nisso.

domingo, 4 de novembro de 2012

"Tenho medo mas dou um jeito" de Ruth Rocha "



Este livro mostra às crianças algumas situações do dia-a-dia que envolvem perigo real, como fogo, fogão, objetos cortantes etc. Ao mesmo tempo, mostra maneiras de lidar com este medo, com texto e imagens que despertam o receio perante essas situações, com um alívio em seguida, diante da solução para o medo que a aflige.

Os alunos dos 3º e 4º anos leram, discutiram o tema, e no editor de texto fizeram vários depoimentos com o título "Os medos que eu tenho". Aguardem a postagem!!!
Acesse o link e conheça a leitura!