Oração das crianças especiais
O que é o AEE?
A atual política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008, reafirma o direito de todos os alunos a educação no ensino regular, recebendo, quando necessário, o Atendimento Educacional Especializado.
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação especial que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008). As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O AEE NÃO pode ser confundido com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo o fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.
O AEE deverá ser ofertado aos alunos no turno inverso ao do ensino regular, ou seja, o aluno NÃO poderá sair da sala de aula comum para o atendimento no AEE.
O atendimento será oferecido na SRM – Sala de Recursos Multifuncionais que são espaços localizados nas escolas de educação básica.
O AEE deve constar no projeto Político Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular. O PPP deverá refletir a pluralidade de ações que envolvem o ato educativo em que TODOS são capazes de aprender, embora com ritmos e estilos de aprendizagem diferentes.
Quem é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado?
Segundo a Política Nacional de Educação especial na Perspectiva da Educação inclusiva, a Educação especial deve oferecer o Atendimento Educacional Especializado às necessidades educacionais especiais dos alunos com: deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial), transtorno globais de desenvolvimento - TGD e altas habilidades/superdotação.
Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.
Na Sala de Recursos Multifuncionais – SRM da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, trabalham duas professoras: Cida Gonçalves no 1º turno e Lucília no 2º turno.
São atribuições do professor do atendimento educacional especializado:
I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II. Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III. Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V. Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII. Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
OBS: Os recursos das Salas de Recursos Multifuncionais e/ou salas de atendimento educacional será de uso EXCLUSIVO dos profissionais que atuam nas mesmas e dos alunos atendidos nesse ambiente.
Alunos em atendimento no AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, está em funcionamento desde agosto de 2010 e atende cerca de 20 alunos com as mais diversas necessidades especiais. Os alunos em atendimento são oriundos da própria escola. Alguns alunos recebem juntamente com suas famílias e professores apoio e orientações e outros são atendidos no turno inverso da escolarização.
Na biblioteca da escola tem uma pasta na qual estão vários textos sobre algumas deficiências para serem consultados pelos professores.
Caso alguém queira saber algo mais a respeito de assuntos relacionados às nossos alunos especiais e não constar informações na pasta, estamos à disposição para pesquisar e discutir juntamente com vocês.
Cida Gonçalves e Lucília - AEE
Professoras responsáveis pelo AtendimentoEspecial
Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves, Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, atuando desde de 1997 como professora na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.
Com larga experiência em Educação Especial, atua desde agosto de 2010 como professora do AEE – Atentimento Educacional Especializado, na SRM - Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.
Cursos Complementares para atuação na Sala de Recursos Multifuncionais
• Curso de Braille– PMJF – em andamento
• AEE – Atendimento Educacional Especializado – UFSM – EAD total de 215 horas.
• Cursos de Libras, Básico I e II - CECEL
• Praticas Educacionais Inclusivas – Deficiência Intelectual
• “Práticas em Educação Especial e Inclusiva na área da Deficiência Intelectual”– UNESP – EAD - 180 horas.
• Deficiência Intelectual em Contexto Educativo Inclusivo – total de 180 horas – UFAL - EAD
• Atendimento Educacional Especializado – Aprofundamento teórico-prático – Módulo I e II – PMJF
• Educar na Diversidade – AEE – PMJF
• A escola e a diversidade – PMJF
• Deficiência Visual e Baixa Visão - PMJF
Professora Lucília
Formação-Normal Superior em Geografia,Pós graduação em Educação para Ciências e em Pré-Escolar.
Cursos para capacitação:
"Bem aventurados os que compreendem o meu estranho passo a caminhar.
Bem aventurados os que compreendem que ainda que meus olhos brilhem, minha mente é lenta.
Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que eu deixo cair fora do prato.
Bem aventurados os que, com um sorriso nos lábios, me estimulam a tentar mais uma vez.
Bem aventurados os que nunca me lembram que hoje fiz a mesma pergunta duas vezes.
Bem aventurados os que compreendem que me é difícil converter em palavras os meus pensamentos.
Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.
Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração, embora não o possa expressar.
Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como sou, e não como eles gostariam que eu fosse."
(Autor
desconhecido)
Postado por Cida Gonçalves - AEE
Bem aventurados os que compreendem que ainda que meus olhos brilhem, minha mente é lenta.
Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que eu deixo cair fora do prato.
Bem aventurados os que, com um sorriso nos lábios, me estimulam a tentar mais uma vez.
Bem aventurados os que nunca me lembram que hoje fiz a mesma pergunta duas vezes.
Bem aventurados os que compreendem que me é difícil converter em palavras os meus pensamentos.
Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.
Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração, embora não o possa expressar.
Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como sou, e não como eles gostariam que eu fosse."
(Autor
desconhecido)
Postado por Cida Gonçalves - AEE
AEE/2012
No dia 10 de março de 2012, em reunião pedagógica, foi feito a reapresentação da Sala de Recursos Multifuncionais, do AEE – Atendimento Educacional Especializado em nossa escola.
A professora Cida Gonçalves explicou a todos o que é a Sala de Recursos Multifuncionais, o que é o AEE, quem são os alunos público alvo do atendimento, objetivos do atendimento, assim como quais são as atribuições do professor do AEE.
"A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com os fracassos (com o fim deles), e que produza outros tipos humanos, menos dóceis e disciplinados".
(ABRAMOWICZ, 1997). Cida Gonçalves - AEE
AEE – Atendimento Educacional Especilializado
O que é o AEE?
A atual política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008, reafirma o direito de todos os alunos a educação no ensino regular, recebendo, quando necessário, o Atendimento Educacional Especializado.
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação especial que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008). As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O AEE NÃO pode ser confundido com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo o fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.
O AEE deverá ser ofertado aos alunos no turno inverso ao do ensino regular, ou seja, o aluno NÃO poderá sair da sala de aula comum para o atendimento no AEE.
O atendimento será oferecido na SRM – Sala de Recursos Multifuncionais que são espaços localizados nas escolas de educação básica.
O AEE deve constar no projeto Político Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular. O PPP deverá refletir a pluralidade de ações que envolvem o ato educativo em que TODOS são capazes de aprender, embora com ritmos e estilos de aprendizagem diferentes.
Quem é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado?
Segundo a Política Nacional de Educação especial na Perspectiva da Educação inclusiva, a Educação especial deve oferecer o Atendimento Educacional Especializado às necessidades educacionais especiais dos alunos com: deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial), transtorno globais de desenvolvimento - TGD e altas habilidades/superdotação.
PERFIL DO PROFESSOR DE AEE
Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.
Na Sala de Recursos Multifuncionais – SRM da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, trabalham duas professoras: Cida Gonçalves no 1º turno e Lucília no 2º turno.
São atribuições do professor do atendimento educacional especializado:
I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II. Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III. Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V. Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII. Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
OBS: Os recursos das Salas de Recursos Multifuncionais e/ou salas de atendimento educacional será de uso EXCLUSIVO dos profissionais que atuam nas mesmas e dos alunos atendidos nesse ambiente.
Alunos em atendimento no AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, está em funcionamento desde agosto de 2010 e atende cerca de 20 alunos com as mais diversas necessidades especiais. Os alunos em atendimento são oriundos da própria escola. Alguns alunos recebem juntamente com suas famílias e professores apoio e orientações e outros são atendidos no turno inverso da escolarização.
Para saber...
Na biblioteca da escola tem uma pasta na qual estão vários textos sobre algumas deficiências para serem consultados pelos professores.
Caso alguém queira saber algo mais a respeito de assuntos relacionados às nossos alunos especiais e não constar informações na pasta, estamos à disposição para pesquisar e discutir juntamente com vocês.
Cida Gonçalves e Lucília - AEE
Professoras responsáveis pelo AtendimentoEspecial
Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves, Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, atuando desde de 1997 como professora na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.
Com larga experiência em Educação Especial, atua desde agosto de 2010 como professora do AEE – Atentimento Educacional Especializado, na SRM - Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.
Cursos Complementares para atuação na Sala de Recursos Multifuncionais
• Curso de Braille– PMJF – em andamento
• AEE – Atendimento Educacional Especializado – UFSM – EAD total de 215 horas.
• Cursos de Libras, Básico I e II - CECEL
• Praticas Educacionais Inclusivas – Deficiência Intelectual
• “Práticas em Educação Especial e Inclusiva na área da Deficiência Intelectual”– UNESP – EAD - 180 horas.
• Deficiência Intelectual em Contexto Educativo Inclusivo – total de 180 horas – UFAL - EAD
• Atendimento Educacional Especializado – Aprofundamento teórico-prático – Módulo I e II – PMJF
• Educar na Diversidade – AEE – PMJF
• A escola e a diversidade – PMJF
• Deficiência Visual e Baixa Visão - PMJF
Professora Lucília
Formação-Normal Superior em Geografia,Pós graduação em Educação para Ciências e em Pré-Escolar.
Cursos para capacitação:
- Alternativas Metodológicas para aulas Inclusivas:
- Experiências com Deficiência Visual e Auditiva, Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual, curso de Informática Básica.
Trabalho desenvolvido pelos alunos (no ano passado) sobre a primavera.
Seminário sobre Diversidade que aconteceu em maio de 2011.
Historia reproduzida com massinha Aluno Vitor Renk em atendimento. Ele estava reproduzindo a história da Bela e a Fera. Imagem autorizada pelos responsáveis. |
Seminário sobre Diversidade que aconteceu em maio de 2011.
Professoras Cida e Lucília |
A CONQUISTA DE WENDEL
( Professora Vivian)
Wendel Barbosa Silva Krass, estudante na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no 5º ano foi aluno em 2010 e é aluno em 2011 da Professora Vívian. Desde 2010 estou alfabetizando Wendel que é portador de Síndrome de Down.
Histórico
Em 1866 John Langdon Down, médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que a indicavam.
Alteração Genética
A Síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.
A aprendizagem
O portador de Síndrome de Down possui certa dificuldade de aprendizagem que na grande maioria dos casos são dificuldades generalizadas. Afetam todas as capacidades: linguagem, autonomia, motricidade e integração social, as quais, podem se manifestar em maior ou menor grau.
A criança com Síndrome de Down tem idade cronológica diferente de idade funcional, desta forma não devemos esperar desempenhos idênticos às crianças ditas “normais”.
A prontidão para aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções específicas como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação temporo-espacial e lateralidade.
A conquista
"Durante este período de alfabetização tenho trabalhado com Wendel utilizando o Método Silábico, através do qual, aprende-se primeiro as letras do alfabeto para em seguida formar sílabas e com essas as palavras. A partir desse momento começa-se então a ler frases curtas, indo para orações e progredindo assim, até poder ler um livro sozinho.
Ao longo deste tempo Wendel vem atendendo as minhas expectativas de alfabetização, e a cada dia mostrado o que tem aprendido. Isto tem me deixado muito feliz e também seus pais Márcia e João, pois estamos observando que a cada dia Wendel, vem aprendendo um pouco mais e conquistando a sua independência aprendendo a ler."( Professora Vívian)
Vejam a conquista de Wendel!
Quer saber mais sobre Dislexia?
Acesse o site clicando na figura
Wendel Barbosa Silva Krass, estudante na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no 5º ano foi aluno em 2010 e é aluno em 2011 da Professora Vívian. Desde 2010 estou alfabetizando Wendel que é portador de Síndrome de Down.
Síndrome de Down
Histórico
Em 1866 John Langdon Down, médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que a indicavam.
Alteração Genética
A Síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.
A aprendizagem
O portador de Síndrome de Down possui certa dificuldade de aprendizagem que na grande maioria dos casos são dificuldades generalizadas. Afetam todas as capacidades: linguagem, autonomia, motricidade e integração social, as quais, podem se manifestar em maior ou menor grau.
A criança com Síndrome de Down tem idade cronológica diferente de idade funcional, desta forma não devemos esperar desempenhos idênticos às crianças ditas “normais”.
A prontidão para aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções específicas como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação temporo-espacial e lateralidade.
A conquista
"Durante este período de alfabetização tenho trabalhado com Wendel utilizando o Método Silábico, através do qual, aprende-se primeiro as letras do alfabeto para em seguida formar sílabas e com essas as palavras. A partir desse momento começa-se então a ler frases curtas, indo para orações e progredindo assim, até poder ler um livro sozinho.
Ao longo deste tempo Wendel vem atendendo as minhas expectativas de alfabetização, e a cada dia mostrado o que tem aprendido. Isto tem me deixado muito feliz e também seus pais Márcia e João, pois estamos observando que a cada dia Wendel, vem aprendendo um pouco mais e conquistando a sua independência aprendendo a ler."( Professora Vívian)
Vejam a conquista de Wendel!
Quer saber mais sobre Dislexia?
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Parabéns Grande Menino
ResponderExcluirEstou muito FELIZ por você.
Beijos,Beijinhos...