terça-feira, 17 de maio de 2011

História

Hoje os alunos dos sétimos anos discutiram sobre as comemorações do dia 13 de maio, dia em que a princesa Izabel assinou a Lei Áurea.
Por que o Movimento Negro e setores progressistas da sociedade civil organizada discutem com mais ênfase as questões relativas à consciência negra na semana do dia 20 de novembro?

Utilizamos um texto do Blog     Velhosamigos.com. br.

A partir do texto reiteramos a noção, tal cara a historiografia atual, de que a história não é feita por grandes nomes, mas sim pela ação individual e coletiva dos sujeitos históricos, neste caso a ação de resistência dos escravos e do movimento abolicionista.
Reforçar a comemoração da semana da consciência negra em novembro (dia 20 seria a data provável da morte de zumbi) demonstra entre outras coisas o repúdio à idéia de a abolição da escravatura no Brasil foi uma “concessão governamental” e sim resultado da luta dos negros para sair da condição de escravos. Não obstante a isto, é uma data importante que traz reflexões importantes sobre a trajetória desta população em função de uma “libertação” sem as verdadeiras condições para liberdade.
Uma nova visão para o dia 13 de maio é de "Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo” e transformando-o em uma data de luta.

Lucimara Reis Pinheiro Avelar, professora de História

Os alunos tiveram o acesso à pesquisa no Laboratório de Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário