sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Conquista de Wendel



As imagens são devidamente autorizadas pelos responsáveis.


A CONQUISTA DE WENDEL



Wendel Barbosa Silva Krass, estudante na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no 5º ano foi aluno em 2010 e é aluno em 2011 da Professora Vívian. Desde 2010 estou alfabetizando Wendel que é portador de Síndrome de Down.
                 (  Professora Vivian)

Síndrome de Down

Histórico

Em 1866 John Langdon Down, médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que a indicavam.


Alteração Genética

A Síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.


A aprendizagem

O portador de Síndrome de Down possui certa dificuldade de aprendizagem que na grande maioria dos casos são dificuldades generalizadas. Afetam todas as capacidades: linguagem, autonomia, motricidade e integração social, as quais, podem se manifestar em maior ou menor grau.

A criança com Síndrome de Down tem idade cronológica diferente de idade funcional, desta forma não devemos esperar desempenhos idênticos às crianças ditas “normais”.

A prontidão para aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções específicas como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação temporo-espacial e lateralidade.



                                     A conquista

"Durante este período de alfabetização tenho trabalhado com Wendel utilizando o Método Silábico, através do qual, aprende-se primeiro as letras do alfabeto para em seguida formar sílabas e com essas as palavras. A partir desse momento começa-se então a ler frases curtas, indo para orações e progredindo assim, até poder ler um livro sozinho.


Ao longo deste tempo Wendel vem atendendo as minhas expectativas de alfabetização, e a cada dia mostrado o que tem aprendido. Isto tem me deixado muito feliz e também seus pais Márcia e João, pois estamos observando que a cada dia Wendel, vem aprendendo um pouco mais e conquistando a sua independência aprendendo a ler."( Professora Vívian)

2 comentários:

  1. Lorrane Barbosa da Silva26 de outubro de 2011 às 07:39

    Isso aí meu primo, continue aprendendo desse jeito!
    Beijos
    Lorrane...

    ResponderExcluir
  2. boa primão!
    continua assim
    abrassos de seu primo bruuno!!!

    ResponderExcluir