terça-feira, 30 de junho de 2015

Grécia Antiga




Relato – trabalho sobre a Grécia Antiga desenvolvido pelo 7º A

                                                                                                           Professor Leandro Matos



Os alunos do 7º A, divididos em 5 equipes, desenvolveram trabalhos de pesquisas sobre arte e arquitetura, teatro, olimpíadas, mitologia e filosofia da Grécia Antiga. Os trabalhos iniciaram-se com pesquisas individuais sobre o tema escolhido, para em seguida, os grupos decidirem de que forma iriam apresentar o conteúdo. Após trazerem os primeiros resultados de casa, os alunos utilizaram o laboratório de informática para complementar e aprofundar suas pesquisas, orientados pela professora Ana Cristina.
Após o levantamento do material pelas equipes, os grupos então decidiram o que iriam produzir para apresentar como produto final de seus trabalhos. Nessa etapa, os alunos contaram com o apoio das professoras Alice, Gina e Francisca, que colaboraram na orientação da produção do texto, compreensão das atividades esportivas e da arte grega, respectivamente.
O acompanhamento, incentivo e orientação de todas as equipes também ganhou um diferencial com o apoio da professora de ensino colaborativo, Luciene, que em diversos momentos fomentou o potencial criativo dos alunos e ajudou-os na escolha dos recursos utilizados.
O grupo responsável por pesquisar a mitologia grega, formado pelos alunos Davi, João Gabriel, Juan e Vinícius, apresentaram o resultado da pesquisa através de textos e imagens na cartolina. Mesma opção feita pelo grupo que apresentou a pesquisa sobre as Olímpiadas (Geovane, Luiz Maurício, Jéssica, Luiz Felipe, Iury), que além disso utilizou o pátio da escola para fazer demonstrações de algumas modalidades de esporte praticadas nos jogos olímpicos gregos.
O grupo de pesquisa sobre Arte e arquitetura (Angélica, Stephanie, Gabriela e Maria Eduarda Guimarães) também apresentaram cartolinas com imagens e textos acerca do tema. Além disso, o grupo realizou uma oficina com a turma, decorando imagens de vasos gregos para serem expostos na escola.
O grupo sobre teatro (Carolaine, Jéssica Tavares, Júlia, Vitória e João Victor), além do exposição de cartazes, confeccionaram máscaras e demonstraram como os atores encenavam as peças.
Por último, o grupo responsável por tratar da filosofia grega (Maria Eduarda, Luana, Bianca, Amanda e Ingrid), apresentou uma pequena peça (dramatização) contando sobre a vida e as ideias dos principais filósofos gregos. A apresentação foi construída a partir de capítulos selecionados do livro “O mundo de Sofia: romance da história da filosofia”, de Jostein Gaarder. 
A apresentação foi realizada na biblioteca em duas sessões. 






































Nenhum comentário:

Postar um comentário